quinta-feira, 31 de maio de 2007

A ganância humana


Marcos Brito
Cristão Protestante


Quem não está enojado pelo mar de lama que envolve a sociedade brasileira?
Dizem por ai que a luz no fim do túnel é um trem que vem de lá para nos atropelar, chegamos ao fim do poço, mas continuamos a cavar e ninguém sabe aonde vai dar esse poço, a verdade é que tentamos tapar o sol com a peneira e por causa desse “jeitinho brasileiro de fazer as coisas" é que temos que presenciar essa pouca vergonha na saúde, onde você não tem o direito que deveria ter por causa da incompetência dos nossos governantes, você já viu a fila que os velhinhos enfrentam para receber um misero salário?
Enquanto a nossa esperança de um dia a nossa dignidade ser restaurada e não morrer, precisamos caminhar com passos de fé.

Vi pessoas conformadas com o suborno de alguns reais.
Vi também pessoas que tiveram sentenças de morte e miséria por não se venderem.

Vi o descaso de políticos com malas cheias de dinheiro, dinheiro que serviria para matar a fome do desabrigado e dar dignidade ao pai de família.
Vi também pessoas que apesar de viverem na miséria, continuam honestas e dignas.
Vi no nosso meio, que dizemos ser tão inteligentes, o preconceito social, racial e irracional.
Mas também vi pessoas encharcadas pelo o amor de Deus que mesmo às diferenças de classe e cor, permanecemos de mãos dadas e se respeitando.

Vi presa uma mulher que para saciar a fome furtou um alimento em um supermercado.
Mas infelizmente vi verdadeiros bandidos engravatados com dólares na cueca e deputados ladrões livres, passeando em carros importados com o nosso dinheiro.


Queridos, o aspecto mais sério dessa crise que nós estamos enfrentando, a dimensão mais preocupante da crise que o Brasil atravessa é a crise de gente, faltam-nos pessoas sérias, que sejam maiores do que as suas ambições, que extravasem as suas mediocridades menores, que sejam mais largos do que o seu próprio coração.

E você que é um cristão, saiba que em nossas mãos como servos de Deus, está à responsabilidade de sermos um oásis de verdade no meio da mentira, a sermos honestos no meio da desonestidade, porque um dia vai ser cobrada toda desumanidade humana.


Consumatum est

Marcos Brito

marcosbrito@valoresdavida.com

quarta-feira, 30 de maio de 2007

O que aprendi com o amor


Silas Lima
Cristão Protestante


Aprendi que o sinonimo do amor é a dor,
que viver sem amor é como andar medonho em um campo minado,
que se doar ao outro é belo, mas doloroso quando o outro te despreza,
aprendi que quando você menos espera, o amor aparece e que as vezes,
quando você mais precisa, ele desaparece.

Mas apesar da dor, ainda quero amar.

Aprendi que a saudade é um sentimento eminente,
que a fase mais fácil de se decepcionar, é quando se ama.
descobri que o desprezo e ingratidão são as maiores dores de quem ama.

Aprendi que para muitos o amor não é tudo,
que seu pior inimigo é o medo e que seu maior aliado é o companheirismo.

Amo e ainda quero amar mesmo que eu nada receba,
pois o amor só é amor, se ele não quiser nada em troca.

Por fim é bom ressaltar que mesmo assim, ainda é belo amar.


A vida é bela e a idéia é bela.

Silas Lima

terça-feira, 29 de maio de 2007

Melanina



Leonardo Araujo
Ateu

Bom dia. Boa tarde. Boa noite. Falaremos hoje sobre uma das piores formas de julgamento que o ser humano utiliza: a cor da pele. Antes de mais nada, é bom explicar pra quem ainda não sabe: a cor da pele não define caráter, não define se somos burros ou inteligentes. A cor da pele é apenas uma característica física de cada pessoa. A história nos mostra que a desigualdade sempre esteve presente. Como diria Gabriel: “o racismo é burrice, mas o mais burro não é o racista, é o que pensa que o racismo não existe”. O brasileiro aprendeu que todo preto é ladrão. A população carcerária é, em sua grande maioria, negra. Coincidência? Ou o negro realmente nasceu pra roubar, matar e estuprar? Nem uma coisa, nem outra. Uma educação falha e um governo omisso são as respostas.

A mudança não será fácil, mas os negros não poderão cruzar os braços esperando ajuda de quem nunca os ajudou. Falo dos negros, pois o preconceito em relação a eles é muito maior do que em outros indivíduos. Mas todos somos vítimas disso. O assunto é delicado, tão delicado que até o termo usado para designar tal mal é um equívoco. Preconceito Racial? Raças? Você divide a humanidade em raças? Eu não! Aí está mais um erro. Se começarmos a pensar em dividir a humanidade em diversas raças, o fim do preconceito será muito mais difícil. Outra coisa que leva a divisão é essa história de cotas nas Universidades. Um absurdo! Um tipo de esmola que o próprio negro devia negar-se a aceitar.

Pensemos apenas em uma raça: Os Humanos. É isso que somos. Somos todos iguais e assim devemos nos tratar. Como semelhantes.

”Sem a música a vida seria um erro.”

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Eu ouvi e é bom! - da semana

Musica escolhida por Silas Lima





A Resposta
Banda: Fruto Sagrado
Autor: Marcão





Vejo em seus olhos que há algo errado
Com o mundo que gira ao seu redor.
Você não sabe o que é e tenta fugir,
Tenta encontrar um por quê,
Uma resposta, um lugar, uma luz,
Tenta encontrar um momento de paz.
Você não quer viver por viver...



Também passei pelos meus maus momentos,
E sei como é difícil enfrentar.
Ter que fingir e andar, mesmo sabendo,
Que não sabe aonde chegar,
Sendo jogado de um lado pro outro...
Um barco à deriva, sem leme, sem direção.
Você não quer viver por viver...


Você precisa acreditar
Não só de ouvir falar,
Mas provar desse amor
Que me fez acreditar
Que a gente pode ser feliz!


Uma resposta, um lugar, uma luz,
Muito mais que um momento de paz!
A vida é bem mais
Que os teus olhos podem ver!



valoresdavida@valoresdavida.com

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Eu li e é bom! da Semana

Texto escolhido por Marcos Brito



Autor: William Shakspeare




"Sutil Diferença

Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.


E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.


E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.


E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante com a graça de um adulto, e não com a tristeza de uma criança.


E aprende a construir todas as suas estradas hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vôo.


Depois de um tempo, você aprende que até o sol queima se você ficar exposto por muito tempo. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.


E você aprende que realmente pode suportar...


Que realmente é forte e que realmente tem valor..."

valoresdavida@valoresdavida.com

quinta-feira, 24 de maio de 2007

O cerne do cristianismo

Marcos Brito
Cristão Protestante


Às vezes nos perguntamos: o que é essencial e o que é periférico no exercício da religiosidade? Numa época em que a supervalorizarão de coisas è o que impera em nossa sociedade, e seres humanos são descartados em baixo dos viadutos e nas causadas, eu vejo um amor adoecido em corações adoecidos, um amor que deixou-se azedar com as frustrações do drama humano, um amor egoísta que está preocupado apenas com seu umbigo. Esquecemos que pra uma sociedade ser saudável precisamos encarnar valores baseados no amor, que não é apenas um mero sentimento, mas sim uma decisão, sem amor somos apenas folhas secas lançadas ao vento. Estou cansado de ver perolas jogada aos cães, enquanto pessoas passam fome, crianças são jogadas na lata do lixo.


Existe uma troca de valores, antigamente as pessoas comiam na mesa e os cães comiam as migalhas que caiam no chão, hoje os cães sentam à mesa e os seres humanos comem as migalhas dos cães" não sou contra você tratar bem o seu bichinho"! Você pode fazer o que você quiser, o dinheiro é seu, nos importamos com coisas que não fazem a menor diferença (como se o cachorro soubesse diferenciar caviar de ração) mas um dia vai ser cobrado, e é uma verdade incontesta, o que nos faz diferentes dos animais além da capacidade de raciocinar (que às vezes não é utilizada) é se temos amor e a maior prova foi à cruz, onde Cristo deu o seu máximo, a sua vida, você daria a sua vida? Com certeza Ele se importaria com a sorte de mendigos, ele abraçaria crianças na rua, ele dormiria cansado num barco, ele se sentiria abandonado numa cruz.


Se você acha isso tudo bobagem é porque você também ta apodrecendo, você também esta em trevas.



CONSUMATUM EST

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Ah se todos soubessem...


Silas Lima
Cristão - Protestante.




Ah se todos soubessem que a água é um elemento crucial para existência humana e vegetal, que 70% do planeta é formado por água, aproximadamente, porém somente 3% dessa água é potável.

Ah se todos soubessem que a maioria dos males sociais do nosso país provém de atitudes de seus cidadãos.
Ah se todos soubessem que enquanto jogamos a culpa nos maiorais do país - que por sinal tem muita culpa também – esquecemos de agir como legítimos cidadãos. Ah se todos soubessem que as enchentes só vão acabar, quando pararmos de jogar latinhas nas ruas, lixo nos córregos e SOFÁS nos rios.

Ah se todos soubessem que a corrupção parlamentar só vai ser abolida, se o nosso voto for tratado como voto, não como uma enquête de quem é mais bonito ou mais engraçado.

Ah se todos soubessem que a fome só vai acabar se lutarmos para que a desigualdade social seja limitada, é um absurdo um cidadão ganhar R$ 80,00 por mês do governo e todo mundo achar que isso é uma maravilha, acho legal o programa, mas acho horrível a POPULAÇÃO aceitar isso como suficiente, eu não posso aceitar.

Ah se todos soubessem que só é possível mudar todo esse mal com atos de bem, melhorar o mundo sozinho eu sei é impossível, mas se eu me omitir ele só vai piorar. Por isso avante, seja bom e mude o mundo ao seu redor e lembre-se “o que agente faz fala muito mais do que só falar”(Fruto Sagrado).

Um abraço a todos e valeu Leandro Martins pela inspiração.

A vida é bela e a idéia é bela.



Silas Lima




terça-feira, 22 de maio de 2007

Igreja Católica X Camisinha

Leonardo Araujo
Ateu


Bom dia. Boa tarde. Boa noite. Hoje iremos falar sobre um homem cuja inteligência e autenticidade são sempre questionadas. No último dia 10, durante um encontro com um grande líder, esse homem mais uma vez nos deu prova de sua tremenda inteligência questionável. Elogiou nosso programa Fome Zero e nossos esforços para que o programa de biocombustíveis cresça mais e mais. Perceberam que não falo do nosso amigo 4 dedos, certo? Falo de Joseph Ratzinger. O Papa. Minhas discrepâncias com o Sumo Pontífice são tantas que irei citar apenas uma: A Camisinha.


O uso do preservativo (camisola, capote, cobertor ou como você queira chamar) é terminante proibido pela ilustríssima (ah, a ironia...) Igreja Católica e por outras religiões. O preservativo, segundo a própria Igreja, altera a ordem natural. A Igreja reafirmou este princípio em repetidos documentos. Apresento aqui apenas um texto da Humanae Vitae, do Papa Paulo VI: “A doutrina da Igreja está fundamentada sobre a conexão inseparável que Deus quis e que o homem não pode alterar por sua iniciativa, entre os dois significados do ato conjugal: o significado unitivo e significado procriador” ( nº 12 ).


Agora que expliquei a situação, peço-lhes um favor: pense naquele amigo católico, que você com certeza têm, agora quero que você me diga: Ele segue o manual do Vaticano? Seu amigo não pratica sexo antes do casamento? Seu amigo não se masturba? Seu amigo não usará camisinha ou praticará sexo casual aos Sábados com alguma jovem que conheceu na balada? Ele também nunca utilizou ou utilizará drogas? Seu amigo vai à missa? Pois é, talvez seu amigo faça tudo que o manual peça. Se fizer, me apresente o figura, quero conhecê-lo. O que estou tentando dizer é que, infelizmente, para a Igreja Católica, a batalha por uma educação, que eles julgam perfeita, está perdida. Em outras palavras: Dê o braço a torcer enquanto ainda é cedo. Nosso amigo Joseph falou à milhares de jovens em sua missa no Pacaembu, certo? Pois bem, não falou nenhuma vez em camisinha, certo? Pois bem, vocês acham que todos aqueles jovens seguem o manual? Sendo assim, o que o Papa deveria ter feito era dado uma aula de como utilizar o preservativo, isso sim seria uma atitude cristã. Quer uma oportunidade melhor do que essa? Diante de milhares de jovens você dando uma aula de utilização do preservativo, evitando a proliferação de doenças, abortos inevitáveis e filhos indesejados. Aliás, essa seria uma cena muito interessante.









O progresso chega à todos. Como diria o Reverendo Lovejoy numa cena em que ele segura a Biblía: “Se você seguir isso aqui à risca, não pode nem ir ao banheiro”.

Pecado, é não usar.




Sem a musica a vida seria um erro.


Leonardo Araujo

leonardoaraujo@valoresdavida.com

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Eu ouvi e é bom! - da semana

Musica escolhida por Leonardo Araujo







Blowin' In The Wind (tradução)
Soprando no vento
Composição: Bob Dylan





Quantas estradas precisará um homem andar
Antes que possam chamá-lo de um homem?
Sim e quantos mares precisará umapomba branca sobrevoar
Antes que ela possa dormir na areia?
Sim e quantas vezes precisarábalas de canhão voar
Até serem para sempre abandonadas?
A resposta meu amigo está soprando no vento
A resposta está soprando no vento


Quantos anos pode existir uma montanha
Antes que ela seja lavada pelo mar?
Sim e quantos anos podem algumas pessoas existir
Até que sejam permitidas a serem livres?
Sim e quantas vezes pode um homem virar sua cabeça
E fingir que ele simplesmente não vê?
A resposta meu amigo está soprando no vento
A resposta está soprando no vento


Quantas vezes precisará um homem olhar para cima
Até poder ver o céu?
Sim e quantos ouvidos precisará um homem ter
Até que ele possa ouvir o povo chorar?
Sim e quantas mortes custará até que ele saiba
Que gente demais já morreu?
A resposta meu amigo está soprando no vento
A resposta está soprando no vento

valoresdavida@valoresdavida.com

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Eu li e é bom! da semana

Texto escolhido por Silas Lima.


Autor: Ricardo Gondim




"Lembrete.


Não esqueça de impregnar sua retina com as imagens que mais lhe trazem alegria - elas permanecerão com você para sempre. Não esqueça de guardar todos os cheiros. Eles, um dia, lhe trarão de volta os lugares por onde você andou - o olfato é matéria prima da saudade. Não esqueça de memorizar os rostos com quem você conviveu - o verdadeiro segredo da felicidade não é recordar lugares e praças, mas as pessoas que nos tocaram nos lugares e nas praças.Não esqueça de gravar em seu coração as palavras que lhe desafiaram, fizeram feliz, entristeceram ou causaram tédio - lembre-se que não vivemos só de pão mas do substantivo que se faz verbo.Não esqueça que seu passado está aberto - esperando para ser resignificado pelas decisões que você tomar hoje. Suas boas vivências podem ser transformadas em péssimas memórias a partir de novas atitudes; o contrário também, seu passado horroroso pode ser transformado em um excelente ponto de partida para um lindo futuro.


Estou ocupadíssimo, mas arranjei tempo e passei por aqui só para deixar esses lembretes como um mimo do meu coração.


Soli Deo Gloria."



este texto foi reportado do site www.ricardogondim.com.br.

valoresdavida@valoresdavida.com

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Existe maior valor do que o amor?


Silas Lima
Cristão - Protestante
Em dias que o Dinheiro movimenta o mundo, onde a maioria dos humanos o tratam como um deus, baseados em uma visão capitalista e gananciosa, ainda é forte a idéia de um homem pobre, que seus ensinamentos percorrem o mundo por mais de 2.000 anos.
Esses pensamentos não foram fundamentalizados na ganancia ou no poder, que são os sentimentos que imperam hoje, mas foram fundamentalizados no servir e se entregar, onde o AMOR prevalece e as relações entre seres humanos é valorizada, onde o mal não é pago com a vingança, mas com o bem, onde se arrepender é possivel e ser perdoado também, onde há um Deus que entende e respeita a todos independente do seu querer, se você o quiser ele te aceita e te ama, mas se você não o quiser ele te respeita e assim te ama, pois o seu amor não é baseado em uma troca, mas em si dar ao outro e não cobrar nada em troca, provou isso entregando seu filho para remir e carregar nossos erros sobre suas costas.

Pois então esse amor apregoado por Jesus Cristo, é ou não o maior valor?

A vida é bela e a idéia é bela.

Olá

E ai galera a partir de hoje estaremos postando textos com a nossa opinião a respeito dos valores da vida, e sobre os diversos assuntos que estão em pauta na sociedade, somos uma humilde equipe de "pensadores" e queremos incentivar as pessoas a valorizarem a vida independente de como é a sorte dela, também esperamos agussar de alguma forma o senso critico de algumas pessoas a respeito do que anda acontecendo no mundo.

É bom ressaltar que as opiniões emitidas nesse blog não são verdades absolutas e você que as lê não precisam ser influenciados por elas, mas sempre entendam - POR FAVOR - nosso ponto de vista.

Qualquer sugestão entre em contato: valoresdavida@valoresdavida.com