Vencer

Vencer é o clichê, todo mundo quer vencer, nós nascemos para vencer, é o que se espera de nós, é o sonho dos nossos pais, e a cobrança do mundo.

Mas afinal o que é vencer?

Muitos diriam que vencer é conquistar, é ter, é ganhar, ser bem sucedido, vence na vida aquele que tem um bom emprego, o carro do ano, um apartamento na Vila Olímpia e uma casa na praia, aquele que não titubeia, que não chora, pois nada o derruba, ele é um vencedor, vence quem ganha o jogo, quem é o melhor, é como dizem... Que vença o melhor.

Mas afinal o que é vencer?

Gandhi disse que é um desejo, o desejo de vencer, Thomas Edison disse que é tentar outra vez, Simom Bolivar disse que é uma arte que só se encontra na derrota, Rui Barbosa disse que é lutar, e Napoleão disse que é não temer.

Mas afinal o que é vencer?

Me encuca o fato do Marcelo Camelo (Los Hermanos) não querer ser um vencedor, pois como pode alguém não querer ganhar, chegar primeiro, ser o certo, como pode? Para tristeza dos vitoriosos, vou com o Camelo, vencer é o resultado, é o fim, é o que deu certo, é o que chegou primeiro, é o que mereceu, e é exatamente por isso que tenho dó de quem vence, pois não me importa o resultado, ele é o engano do jogo, eu não quero chegar ao fim, pois o fim é para os que sabem e eu ainda preciso muito aprender, não quero a certeza, pois ela é o fado do fracasso, não quero chegar primeiro, pois o primeiro chega só, e também não quero merecer nada, pois o amor só alcança a gratuidade.
A vida não pode ser medida pelo êxito ou pelo fracasso, a vida é medida pelo caminho, e no caminho pouco importa o final, pois enquanto houver estrada ele nunca chegará.

Mas afinal o que é vencer?

Fico com o Pessoa: “Vence só quem nunca consegue”.


A vida é bela e a ideia é nobre.

Silas Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O circo da superfície

A força que não percebemos.

O momento e o Porvir