Salvador (Pelourinho) #10/20

Pelourinho, nunca havia estado em um lugar tão rico, tá certo que não fui em muitos lugares na vida, mas esse curto pedaço de terra é tão abastado de memória, história e cultura brasileira que fiquei fascinado.

A história da catedral da sé, a casa de Jorge Amado, o fato de ter sido a primeira capital do Brasil, o elevador Lacerda, a casa do Olodum, a sacada onde ficou Michael Jackson, a arquitetura riquíssima e preservada, a estátua de Zumbi dos Palmares, a cruz caída, que lugar, que lugar, que lugar.

Me despertou também a atenção o ecumenismo desse espaço, ele é rodeado de catedrais católicas e símbolos do cristianismo, tanto quanto é um símbolo do candomblé e outras religiões africanas, como pode isso conviver harmoniosamente.

Sabe, fui criado em um círculo religioso doente, no meio de gente que se sentia acima dos outros por se acharem eleitos do Divino, pensava de modo radical e fanático sempre achando que possuía a verdade de tudo, por vezes coloquei o meu credo acima da vida, olhava para os outros que não eram da minha fé, como condenados ao “inferno”, e minha função no mundo era salva-los dessa condenação.

Mas quem sou eu, para dizer quem irá para o céu ou inferno? Por acaso tenho eu acesso ao livro e/ou registro de quem vai para o céu ou para o inferno? Nem posso provar que o céu ou o inferno existem, quanto mais dizer quem irá habitar nesses lugares.

Até sou Cristão, daqueles que acreditam em Jesus e tudo mais, mas longe de mim te forçar a acreditar nisso, posso até te dizer o quanto Cristo é encantador para mim, na esperança que você se encante por Ele também, mas nem o próprio Cristo bom e amoroso, iria lhe impor isso.

O que tenho como Cristão é uma proposta de vida, onde o amor está acima de tudo, e o que me cabe é te amar, afim de que meu amor te impulsione a amar também, seja você o que for.

Não acredito que o mundo irá mudar quando todos aderirem meu credo, até porque tem muitos que professam minha fé, mas são nefastos e maus.

Acredito que o mundo será melhor quando todos se amarem, pois aprendi com alguém que amo, que o amor sempre vence.

Só quem vai pode voltar...

A vida é bela e a ideia é nobre

Silas Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O circo da superfície

A força que não percebemos.

O momento e o Porvir