Eu li e é bom! da Semana

Texto escolhido por LEONARDO ARAUJO.


"ATEÍSMO
de Huáscar Terra do Valle

Cerca de 10% dos cidadãos de países do primeiro mundo se confessam ateus. Na certa o número de ateus é bem maior, porque existe um preconceito muito forte e injustificável contra os ateístas.
Suponho que, no Brasil, em ambientes de maior nível cultural, a porcentagem seja a mesma. Aqui, onde a Igreja Católica ainda goza de tremendo poder e prestígio, é mais difícil para qualquer pessoa confessar-se ateu.
Embora por lei a Igreja seja separada do Estado, no Brasil órgãos públicos são inaugurados com missas e depois benzidos pelo bispo. Em Belo Horizonte o palácio do cardeal fica ao lado do palácio do governo, o que é muito significativo. Em nosso papel-moeda existe a inscrição: "Deus seja Louvado". Resquícios da Idade Média.
Os ateus dos países de primeiro mundo são mais explícitos. Na Internet, por exemplo, existem dezenas de sites ateus, principalmente dos Estados Unidos. No Brasil, penso que sou o único possuidor de um site ateísta. Na televisão, existem inúmeros programas católicos e evangélicos, e nenhum programa ateísta.
Os programas de ciência são todos ateus, pois não trabalham com a hipótese da existência de um Deus. Hoje em dia, nem mesmo padres defendem o criacionismo bíblico, por sua infantilidade.
O preconceito contra o ateísmo é mais forte que parece. Escrevi um livro ateu, porém em várias livrarias o livro é retirado das prateleiras e escondido no porão. Tentei divulgá-lo pela televisão, mas ao confessar-me "ateu", fui tratado como um leproso.
Os ateus que conheço estão entre as pessoas que obedecem aos mais rigorosos códigos de moral. Entre as pessoas menos éticas que conheço estão muitos beatos.
A ganância dos evangélicos para o dízimo é notória. Até possuem guichês para receber o dízimo, como em um supermercado. Seus pastores garantem que quem não pagar o dízimo terá sua vida arruinada pelo demônio. Típico abuso da boa fé de pessoas inocentes. Sei de uma igreja que cobra dízimo de todo o dinheiro que o crente conseguir. Até ao vender um carro ou uma casa, tem que contribuir com o dízimo, e os pastores pedem para ver a nota fiscal, para ter a certeza que "Deus" não está sendo lesado. Alguns pastores têm o desplante de afirmar que: "Quem não paga o dízimo está roubando de Deus!"
Muitos encaram o ateu como a própria encarnação do demônio. Ora, um ateu é apenas uma pessoa que não acredita em um Deus, o que é uma atitude muito sensata pois, apesar de milhares de religiões pregarem a existência de Deus, ele jamais foi visto, exceto por alguns iluminados, de baixíssima credibilidade. Além disso, cada deísta tem uma imagem diferente de seu Deus.
A História ensina que sempre que alguma religião assume o poder, transforma-se em uma teocracia e comete as maiores barbaridades. Os exemplos mais conhecidos são as cruzadas, a chacina dos albigensis e dos huguenotes e a inquisição. Temos também muitas atrocidades cometidas por protestantes, a guerra santa e o terrorismo dos muçulmanos, os conflitos religiosos na Irlanda, em Kosovo, no Paquistão, na Índia, em Sri Lanka, os suicídios coletivos de Jim Jones, de David Koresch.
Parece que as religiões inspiram mais ódio que amor, apesar das pregações em nome de Jesus. Quanto aos cientistas, que em sua maioria são ateus, são os que mais contribuíram para o progresso da humanidade e a felicidade geral das pessoas."

Comentários

Anônimo disse…
concordo com a questão de pastores aproveitadores, mas ainda há pessoas sérias que não fazem do dizimo e da oferta obrigação dos membros, deixam as pessoas ajudarem com oferta da forma que quiserem e só darem o dizimo se achar que a mensagem de Cristo deve ser anunciada e que esse dinheiro vai ajudar isso acontecer.

Quanto a existência de Deus é balela, talvez o que a biblia diz possa ser uma metáfora sobre a criação do mundo(até porque moisés não conhecia muito de ciencia), mas lógicamente é claro que alguém teve que criar algo no inicio e esse alguém se chama Deus.

Um exemplo: sé viemos do macaco, quem criou o macaco?

pensem.

Postagens mais visitadas deste blog

O circo da superfície

A força que não percebemos.

O momento e o Porvir