Círculos

Desde pequeno temos uma forte relação com círculos, quando somos crianças geralmente os brinquedos redondos são os mais preferidos, nossos desenhos buscam formas circulares, nos encantamos com o sol, com a lua cheia, com o globo. As balas são redondas, os chicletes são redondos, os pirulitos são redondos, e assim atrelamos o círculo ao doce.

Crescemos, entramos na escola e lá descobrimos o quanto o círculo é adorado na matemática, ele é sempre sinônimo de perfeição, na adolescência fazemos esportes que giram em torno da bola, a vida segue e o círculo vira símbolo de fidelidade e união, por fim vemos como o círculo nos move, tanto que até hoje pra muitos a maior invenção da humanidade é a roda.




Pois é amigo enquanto vivemos procuramos círculos, eles nos passam confiança, o círculo é um lugar conhecido, dentro dele não nos perdemos, pois nele não existem pontas, tudo está resolvido, não há como falhar, afinal de contas ele é perfeito, coerente, homogêneo, basta ligar o piloto automático e a vida seguirá tranqüila rodando sempre para o mesmo caminho, o círculo é sempre fechado, forte e impenetrável, sendo círculo segue perfeito.


Contudo ouço contestar o Santo Sudário, pois o círculo é injusto, distante, insensível e implacável, o círculo foge das diferentes formas, pois as diferentes formas o enfraquecem, geram pontas, e com pontas ele deixa de ser círculo, deixa de ser perfeito, deixa de ser forte, fica sem forma, contudo enquanto círculo não há vida, a vida sempre está do lado de fora, no sem forma, fraco e desprotegido, no desencontro, no imponderável, pois a vida gera formas que não se encontram.


As linhas da vida seguem sem voltar ao mesmo lugar, conectando-se a outras linhas que se conectam a outras linhas, que de vez em quando cortam o círculo, que vira linha, e virando linha se torna caminho e automáticamente se torna vida.

A vida é bela e a idéia é nobre
Silas Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O circo da superfície

A força que não percebemos.

O Deus do Homem contemporâneo