Itacaré (Samba) #07/20

Hoje passei em frente a um botequim aqui em Itacaré, e lá tinha uma banda fazendo um bom samba ao vivo, vi alguns gringos na frente do bar, que estavam bem tímidos, mais a medida que o samba rolou, eles foram se soltando e de repente estavam todos, com aquele bom e velho quadril estrangeiro (duro), dançando e se divertindo envolvidos pelo ritmo brasileiro, eles nem sabiam dançar, mas estavam realmente felizes, isso me encantou.

Tudo bem, não sou um amante do Samba, eu gosto de rock, admiro Adoniran Barbosa, mas ouço Bono Vox, acho o Martinho da Villa legal, mas no meu carro toca Bruce Springsteen, Fundo de Quintal tem o meu respeito, mas prefiro o Coldplay.

Contudo quando se trata de retratar o Brasil, dou a mão à palmatória, não há ritmo melhor que o Samba, me perdoe os forrozeiros, mas no Samba está a raiz do Brasileiro, o Samba diz o Brasil.
Sabe esse povo sofrido, que se parar para pensar tem muitos motivos para chorar, lamentar, protestar, mas ainda assim encontra tempo e forças para sorrir, para dançar, é esse o povo do Samba, é esse o povo do Brasil.

Na maioria dos brasileiros corre o sangue escravo, e deles veio essa força, deles veio essa gana, deles veio essa alegria que desentorta o mal, que reinventa a vida, que faz do quadrado uma bela esfera, pois o riso é uma força vital que dá sentido à vida, o esforço de sorrir engradece a vida, como diz o Maglore, quem encontra forças para se alegrar, guia seu coração de forma branda e consegue seguir em frente.

Tal como os escravos africanos/brasileiros e seus batuques que deram origem ao samba, nos reinventamos todo dia em busca de um sentido, e toda vez que nos alegramos genuinamente, dizemos que sim, há sentido na vida, talvez ele seja simples, tal como um sorriso é, mas se lhe der coragem e forças de se levantar no dia seguinte, está valendo, pois deu samba.

Só quem vai pode voltar...

A vida é bela e a ideia é nobre
Silas Lima


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O circo da superfície

A força que não percebemos.

O Deus do Homem contemporâneo