Salvador (Fonte Nova) #09/20

Volto a escrever sobre futebol, pois ontem fui assistir Bahia vs Chapecoense na Arena Fonte Nova.

Eu pensei que não iria mais escrever sobre futebol, um texto já estava bom, pois no Rio o povo trata o futebol mais ou menos como se trata em São Paulo, pensei que fosse assim no Brasil todo. Mas aqui na Bahia o negócio é diferente, talvez porque no Rio e em São Paulo existam 4 times grandes, e aqui em Salvador só tenha Bahia e Vitória, pode ser também que o número de habitantes influa no comportamento dos torcedores, não sei qual é a explicação, o que sei é que aqui na Bahia em dia de jogo o negócio ferve.

Desde manhã, se percebe que o dia é diferente, as pessoas saem para a rua, o transito fica caótico, olha que sou paulista, e confesso me impressionei com o transito daqui. Nos bairros em cada esquina, tem um pessoal tomando uma cerveja com a camisa do seu time, seja num bar, seja numa barraca de acarajé (coisa que tem demais aqui), é um “Bora Bahea” para cá, um “Bora Leão” para lá, tudo ao som de um bom pagode no volume mais alto (pagode para eles é axé para nós paulistas), gente dançando, gente sorrindo, gente brigando, é uma intensidade, uma pimenta, é impossível não se envolver.

No caminho para o Estádio a coisa vai ficando cada vez mais quente, sério aqui tudo parece mais escandaloso (no bom sentido), tudo é festivo, parece que todo mundo se conhece, em todo lugar há um ar amigável, minha família que me acompanhou ao estádio é toda Vitória, mas estava sem medo algum de brincar com isso, mesmo sendo no meio da torcida do Bahia.

Ao entrar na Arena Fonte Nova, todo a preparação da cidade, parece ter o seu ápice, é um barulho, um batuque, uma alegria. O jogo era contra a chapecoense e justamente na semana aonde se completava um ano da queda do avião na Colômbia, havia uma faixa gigantesca no meio da torcida do Bahia, com o nome de todas as pessoas que morreram no voo, acompanhada da frase, “somos todos Chape”, isso só potencializou o clima de amizade.

O jogo foi ruim para o Bahia, a Chapecoense ganhou, acho que eu fui um pé frio, mas nada mudou o clima da cidade, em Salvador o futebol só é um pretexto, pois o que importa é a festa.

Me disseram que em dia de Ba-Vi é outra coisa, mas isso infelizmente ficará para uma próxima.

Só quem vai pode voltar...

A vida é bela e a ideia é nobre
Silas Lima


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O circo da superfície

A força que não percebemos.

O momento e o Porvir