Zé Silaudo

Hoje meu tio faleceu, ele era um contraventor, tinha uma inteligência e um orgulho ímpar, essa mistura, aliada a sua educação falha, o deixava indecifrável, um homem capaz de convencer alguém de que viver era bom, morreu da pior forma que o viver pode dar, sozinho num quarto de uma pensão, certamente alcoolizado, encontrado por um alguém desconhecido, quase foi enterrado como um indigente. 

Me lembro da brincadeira de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais, que ele fazia comigo quando eu tinha 7 anos, daí se percebia o quanto o bicho era diferente, um garoto de 7 anos quer jogar bola, brincar de carrinho, jogar vídeo game, brincar na rua, mas ele conseguia me prender atenção com perguntas como: quem é o presidente da Rússia? Qual é a moeda oficial do Japão? Porque não se teve copa do Mundo de 38 até os anos 50? Quem foi Adolf Hitler? Em qual região do Brasil fica o Pará? 

Meu tio era diferente, por vezes estranho, por vezes orgulhoso, por vezes boa praça, por muitas vezes encantador e por muitas outras irresponsável. Não era um exemplo em muitos quesitos, era um tanto “muquirana”, espertalhão, usava da sua inteligência para se favorecer, vendia até um maço de cigarros sem cigarros com sua lábia, ligava demais para a sua aparência.

Contudo ainda assim, foi com ele que aprendi a dar atenção à todas as pessoas, dizia ele que todo ser humano é interessante, que toda história tem valor e que todo mundo merece ouvidos, foi com ele que aprendi, “conhecimento é o bem que ninguém pode lhe roubar”, ele estudou somente até a quarta série, mas sempre me incentivou a estudar até o fim da vida.

A vida do meu tio foi torta, de fato foi, mas qual vida não é? Talvez tenha tido altos e baixos, mas qual vida não tem? Talvez ele não soube lidar com algumas decepções, mas quem já não soube lidar? Talvez ele tenha se encantado com o que lhe desencantou, mas quem não se decepcionou nessa vida? Talvez ele tenha se entregado ao vício... talvez ele tenha vivido.

Mas certamente uma coisa ele fez... 

Tio eu nunca esqueci, a moeda oficial do Japão é o Iene.


A vida é bela e a ideia é nobre

Silas Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O circo da superfície

A força que não percebemos.

O momento e o Porvir