sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Eu li e é bom! - da semana

Texto escolhido por Marcos Brito
William Shakespeare
~ Soneto 30 ~




Quando à corte silente do pensar
Eu convoco as lembranças do passado,
Suspiro pelo que ontem fui buscar,
Chorando o tempo já desperdiçado,

Afogo olhar em lágrima, tão rara,
Por amigos que a morte anoiteceu;
Pranteio dor que o amor já superara,
Deplorando o que desapareceu.

Posso então lastimar o erro esquecido,
E de tais penas recontar as sagas,
Chorando o já chorado e já sofrido,

Tornando a pagar contas todas pagas.
Mas, amigo, se em ti penso um momento,
Vão-se as perdas e acaba o sofrimento

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

MOMENTO DE REFLEXÃO


Marcos Brito
Cristão Protestante


No silêncio é possível ouvir o palpitar do nosso coração, mas algumas vezes nos sentimos em meio a uma sala cheia de pessoas em que ninguém nos ouve.

Hoje ao ver um morador de rua, me senti um pouco constrangido, de longe vi que ele conversava só e fiquei imaginando que tipo de sofrimento ele deveria está passando, dormir no frio, não ter o que comer, ou ter que dividir a comida com os cães, ou até pior sem companhia alguma, a única companhia é a solidão e a indiferença, vitima do preconceito e dos que deveriam fazer algo, mas o seu próprio umbigo não os permite, que vergonha às vezes da impressão que as pessoas por mais humilde que sejam quando estão diante do poder parecem que existe uma força maior que os dominam, é por isso que o apostolo Paulo diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal”, como pode pessoas em sã consciência cruzar os braços sabendo que o seu próximo está necessitado e precisa de amparo, eu ainda acredito em um ideal mais belo e mais largo do que meu coração, com Cristo aprendi amar sem esperar resposta, a esperar e dar espaço para que o meu caminho seja seu caminho e não o que eu desejava.

Por vezes meu Deus, tu me esticaste como um elástico esgarçado, mas por tua causa hoje sou mais gente, deste-me pele que se arrepia, pés que sentem o chão, a minha oração diante de ti é que não me deixe corromper, negociando o inegociável, me livre desse preconceito maldito e livre os meus irmãos, pois tenho provado um pouco deste veneno e tenho perdido muitos momentos bons que não voltam mais.
É requerido em nossa sociedade o seu valor pelo que você possui, mas nem todos tem essa ”sorte", vejo pessoas boas em situações criticas, e vejo cafajestes em posições que não deveriam está, é realmente um mundo injusto, mas precisamos manter o caráter e não se corromper por essas iguarias, pois precisamos está em sintonia por amor a Deus para que se cumpra a promessa em estarmos abraçados com lágrimas de alegria ante uma sala de uma grande celebração.

Não seja como muitos, e não ande pelo caminho largo, pois o caminho mais fácil nem sempre é o melhor.



CONSUMATUM EST

marcosbrito@valoresdavida.com

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

JÁ PENSOU.......


Marcos Brito

Cristão Protestante


Hoje quero pinçar um pouco sobre cidadania. Com certeza você já pensou no descaso e indiferença que correm como um câncer nossa sociedade, como pode os políticos roubarem tanto debaixo do nosso nariz, e o pior, nada é feito para punir os canalhas, ou porque o verde está cada vez mais sendo devastado, e a água potável vocês devem saber que daqui um tempo vai está escassa,eu creio que estas coisas começam no nosso cotidiano, nas pequenas concessões que fazemos, ( mentirinhas ou tranbicajens ).
Eu também creio que ninguém vai dormir santo e acorda bandido, isso se chama processo, é quando fazemos algo que pra nós é errado, mas agente faz assim mesmo e não medimos conseqüências, e ai sua consciência vai cauterizando e daqui a pouco o que seria ruim para as pessoas pra você é normal.
Nós falamos muito dos políticos, mas quem colocou “eles" lá? Sabemos dos envolvidos no mensalão, mas mesmo assim a maioria deles foram reeleitos de novo, sabemos também que nós mesmos estamos negociando um dos nossos maiores bens que são as nossas florestas, é impressionante como cada dia o desmatamento está destruindo não só o planeta más nós mesmos, como uma espécie de roleta russa vamos cada vez mais nos afundando no nosso egoísmo, e cadê a palavra pecado? Ninguém sabe mais o que é isso, pecado se transformou em apenas linguagem de religioso careta, se nós não aprendermos a colocar a nossa vida no altar que pede a Deus misericórdia, jamais vamos sair desse mar de lama, isso tudo se origina do egoísmo e dessa roda viva que vai nos puxando cada vez mais pra baixo, e o futuro dos nossos filhos? Já pensou nisso? Como vai ser o Brasil daqui um tempo, eu não sei! Mas sei que coisa boa não vai ser, pense! Está em nossas mãos fazer a nossa parte, se cada um fizer isso com certeza vai ser tudo melhor, e isso serve principalmente para nós cristãos, que temos a obrigação de sermos honestos em tudo que fazemos.


Consumatum Est

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Eu ouvi e é bom! - da semana

Musica escolhida por Marcos Brito
A Volta Dos Que Não Foram
Fruto Sagrado




Você nunca saiu daí
Mesmo assim nunca quis me ouvir
Odeia festa, muita alegria
Nada disso tá de acordo com tua liturgia
Se alguém erra, é o primeiro a julgar
É Sempre o outro que precisa melhorar
Quando faz algo, espera ser premiado
Ciúme e inveja convivem lado a lado


A volta dos que não foram
A revolta dos que não foram
Pior que tá perdido longe de casa
É tá perdido dentro da própria casa


Você tá mal, mas continua a sorrir
É um perito na arte de fingir
Se você peca, merece perdão
Mas se é o outro, já pensa na condenação
Alguém se alegra você não quer festejar
Se o sucesso não é seu...
Neném já quer chorar
Cara de santo, Mas coração malvado
Você tá doente precisa ser curado


A volta dos que não foram
A revolta dos que não foram
Pior que tá perdido longe de casa
É tá perdido dentro da própria casa


Transformando a vida num funeral
Legalista, louco pelo ritual


sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Eu li e é bom! - da semana


texto escolhido por Marcos Brito

Luís de Camões
Quem diz que Amor é falso ou enganoso

Quem diz que Amor é falso ou enganoso,

Ligeiro, ingrato, vão desconhecido,

Sem falta lhe terá bem merecido

Que lhe seja cruel ou rigoroso.



Amor é brando, é doce, e é piedoso.

Quem o contrário diz não seja crido;

Seja por cego e apaixonado tido,

E aos homens, e inda aos Deuses, odioso.


Se males faz Amor em mim se vêem;

Em mim mostrando todo o seu rigor,

Ao mundo quis mostrar quanto podia.



Mas todas suas iras são de Amor;

Todos os seus males são um bem,

Que eu por todo outro bem não trocaria.


Luís de Camões


quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Às vezes pensamos......


Marcos Brito

Cristão Protestante


Talvez você algum dia você tenha pensado como seria bom voltar à infância, está sempre protegido, confiante, não ter preocupações ou responsabilidades, voltar à inocência.
Quem também não pensou em pegar um avião e sumir de tudo e todos, ficar só.


A vida nos proporciona esse tipo de sentimento, quando estamos passando por tribulações que se arrastão e a gente não vê soluções, ai pensamos em um refrigério para nossa alma, contudo não quero me deter apenas em descrever o que nós vivemos em nosso cotidiano, quero compartilhar valores que possivelmente possa surgir em nosso caráter a partir dessas situações.


Temos varias formas de lidar com nossos anseios, quando sofremos e choramos automaticamente fazemos uma alta reflexão da nossa vida, onde erramos o que fizemos pra que tenha ocasionado essa situação de dor, ninguém quer passar por quaisquer que seja a dor, mas o mais doloroso é que temos que passar por essa dor. É inevitável, você vai sofrer algum dia na sua vida, mas você determina que frutos essa dor vai produzir na sua vida, se você vai ser mais paciente, amoroso, bom, ou se você vai deixar-se azedar pelo rancor. Confesso que já provei as duas formas, sem duvida o amor é um pouco mais doloroso mas é o mais nobre, pois é o sal de nossas lágrimas que preserva o nosso amor de se estragar.


Queridos eu por muito tempo estive fechado, com um personagem que eu mesmo criei pra me defender das aflições desse mundo, e isso só me tornou mais cruel comigo mesmo e com as pessoas ao meu redor, mas um dia apareceu alguém do nada que me mostrou um lado da vida que eu achava que conhecia, e depois de muitas lágrimas vi que o melhor é amar do que odiar, pois é isso que nos torna belos nessa vida.


E você? Os teus frutos tem lhe feito uma pessoa melhor? Se você tem dificuldades em seguir esse caminho, mas lá no intimo da sua alma você quer, te digo que um dia alguém cruzar o teu caminho e te fará enxergar coisas que você jamais esquecerá valores tão belos que mudará pra sempre a tua vida.



Dedico esse texto a alguém que jamais esquecerei. Que passou como um raio, mas deixou seu efeito.


Consumatum Est


quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Se doe por doar


Silas Lima

Cristão Protestante


Passo por um momento intrigante na vida, um momento que pensei eu, ser um dos momentos mais frágeis do meu coração, contudo foi nesse instante que descobri o que Paulo (o Apostolo) queria dizer com a famosa força na fraqueza.

Nos momentos aonde nos sentimos sem chão, temos duas alternativas a seguir, ou nos fechamos em nosso orgulho e criamos um mundo paralelo, que muitas vezes nos torna mais bruto, ou nos doamos a quem pode nos ajudar, abrindo a eles o nosso coração.

Acho melhor optar por se doar, quando se entregamos aos nossos relacionamentos, corremos um sério risco de se machucar, porém descobrimos que só assim podemos desfrutar o melhor do amor. O amor verdadeiro só se encontra em corações que não esperam retribuições, talvez seja por isso que a bíblia diz que em nossos tempos o amor de muitos se esfriaria. Sei que é complicado por que hoje convivemos com pessoas ingratas que só fazem o melhor pra si, doa a quem doer, contudo o nosso compromisso deve ser com o amor, pois amar por amar é nobre e engrandece a nossa alma.

O maior exemplo disso é o amor de Cristo, esta bem talvez você ache que é mais um discurso religioso, não, é um fato.

O Cristo que eu conheço e que acredito, foi aquele que se doou inteiramente a nós e nunca nos cobrou nada e nunca vai cobrar.

Por isso siga o exemplo de Cristo, se não acreditar nele como uma Divindade, acredite como um ser humano de nobres atos, que servem de exemplo para nós, isso inegavelmente ele foi.Ame, ame muito e ame só por amar, se doe, se doe muito e simplesmente por se doar.

A vida é bela a idéia é bela.

silaslima@valoresdavida.com

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Eu ouvi e é bom! - da semana


Musica escolhida por Silas Lima


Virtud
Mais um dia (tentar viver)


Hoje faço mais um dia desses longos anos,
Logo os dias vão ser longos, onde eu vou viver,
Mas enquanto isso não acontecer, pode crer
Eu vou dizer como vou viver

Felizmente não eu estou preso aos atos do passado
Aquele sangue fala alto pra o futuro ouvir
E as lições que eu aprendi eu vou dividir, vou repartir.
Mesmo que as pessoas não saibam perceber
Eu não vou me deixar levar pelo que se vê.

Vou tentar viver as palavras da verdade
Vou tentar levar o mundo de volta pro lugar
Vou amar você da maneira que um dia
Cristo te amou,
Ele te amou.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Limitado, mesmo assim amado.


Silas Lima
Cristão Protestante

Basta olhar para o céu durante o dia e ver o Sol, basta olhar para o céu durante a noite e ver a Lua e as estrelas, basta imaginar o tamanho do universo e da terra, sem contar a beleza da natureza e a sua perfeição biológica e física. Tudo isso só me faz sentir um ponto “insignificante” (entre aspas) na terra.

A dimensão da Criação contrasta com o nosso orgulho, pois nos achamos o centro do universo (o famoso egocentrismo humano).

Talvez toda essa grandeza que não conseguimos entender, todo esse universo que é obscuro aos nossos olhos e mentes, pode nos causar um repudio, pois às vezes não conseguimos aceitar que há algo que está além de nossos conhecimentos, no caso Deus.

Eis o problema, a maioria pensa em Deus como um maléfico que abusa do seu grande poder para punir quem não segue suas regras, e até os que dizem ser seus seguidores acreditam nisso. Por não aceitar isso, muitos tentam provar que esse Deus é uma invenção humana, que de fato é.

Vejo que quanto mais formulas são descobertas querendo provar a inexistência de Deus, mais elas confirmam sua existência, se os cientistas entendessem que a ciência só comprova que existe um Deus, talvez entendessem melhor o sentido da vida, pois na vida não importa da onde viemos, mas sim o porque viemos.

Quando vemos que toda grandeza da terra foi nos dada por alguém, para que possamos desfrutar da melhor maneira, vemos que algo foi bom conosco, que algo nos amou, que alguma energia fez tudo isso, e somente a nós seres humanos deu a razão para decidirmos os nossos atos, é ai que eu vejo o verdadeiro Deus.

A ciência já me provou que o Deus carrasco não existe, por sinal a bíblia já desmente esse Deus, contudo o bom e amoroso Deus que está acima de qualquer religião esse é incontestável, pois ele é o verdadeiro, que mesmo mediante a toda a nossa limitação nos ama e nos quer bem.

A vida é bela e a idéia é bela.

silaslima@valoresdavida.com

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Eu ouvi e é bom!!! - da semana


Musica escolhida por Equipe Valores da vida

Yellow (tradução)
Coldplay

Amarela

Olhe pras estrelas,
Olhe como elas brilham por você,
E por tudo o que você faz,
Sim, elas eram todas amarelas.

Eu progredi,
Eu escrevi uma canção para você,
E tudo que você faz,
E ela chamei de \"amarela\".

Então eu esperei minha vez,
Oh que coisa para se fazer,
E era tudo amarelo.

Sua pele,
Oh sim, sua pele e ossos,
Transformaram-se em algo bonito,
Você sabe?
Você sabe que eu te amo tanto,
Você sabe que eu te amo tanto.

Eu atravessei o oceano,
Eu superei barreiras por você,
Oh que coisa a se fazer,
Pois você estava toda amarela. (sem coragem)

Eu tracei uma linha, (estabeleci um limite)
Eu tracei a linha por você,
Oh que coisa a se fazer,
E ela era toda amarela.

Sua pele,
Oh sim, sua pele e ossos,
Transformaram-se em algo bonito,
Você sabe?
Por você eu daria todo o meu sangue,
Por você eu daria todo o meu sangue.

É verdade, olhe como elas brilham por você,
Olhe como elas brilham por você,
Olhe como elas brilham por...
Olhe como elas brilham por você,
Olhe como elas brilham por você,

Olhe como elas brilham...
Olhe pras estrelas,
Olhe como elas brilham por você,
E todas as coisas que você faz.



valoresdavida@valoresdavida.com

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Eu li e é bom!!! - da semana


Texto escolhido por Silas Lima

Urubus e sabiás
Rubem Alves

Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas, e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam de Vossa Excelência. Tudo ia muito bem até que a doce tranqüilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas para os sabiás... Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa , e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.

— Onde estão os documentos dos seus concursos? E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam simplesmente...

— Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.

E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...

MORAL: Em terra de urubus diplomados não se houve canto de sabiá."

O texto acima foi extraído do livro "Estórias de quem gosta de ensinar — O fim dos Vestibulares", editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 81


terça-feira, 6 de novembro de 2007

A mensagem Mal Dita

Silas Lima
Cristão Protestante


Nesse tempo em que o poder e o dinheiro se tornaram o principal objetivo dos seres humanos, vemos aberrações e maquinações maquiavélicas em nome de coisas boas.
Quase tudo é feito visando um interesse seja ele financeiro, estratégico, político, etc.
Nessa brincadeira os mais nobres sentimentos se tornaram mercadorias, hoje se vende “amor, alegria, diversão, choro, amizade, vida, etc.”

Contudo o mais abusivo é a venda de Deus, pessoas usam Ele como uma máquina de solução de problemas, O vendem pelo preço que for, “se der tanto, Deus vai te dar o dobro, se der isso Deus te vai te dar aquilo”. No entanto não acredito em um Deus assim, e nem se quer o Deus que a bíblia relata é assim, é desumano utilizar da sede transcendental das pessoas para conseguir poderes materiais.

Por isso não quero perder meu tempo com esses escrúpulos que se dizem servos de Deus.

Quero lhe dizer a real, sei que é duro, adoraria que alguém muito poderoso fizesse tudo por mim, adoraria ter meu salário no fim do mês sem ter que trabalhar, contudo se Deus fosse assim nunca teríamos com ele um relacionamento sincero e verdadeiro de amizade, e não desenvolveríamos em nós riquezas que só o trabalho nós fornece, não podemos olhar para Deus como uma máquina de brindes, onde eu suplico e minha solução cai do céu.

Creio em um Deus que é amigo e que a única coisa que ele me promete e estar do meu lado em todo o instante, um Deus que está mais preocupado em dar valores essenciais a minha vida, em vez de deixá-la sem percalços, um Deus que me ajuda a lutar, não que luta por mim, não sou favorecido por ele e nem quero, simplesmente quero ser amado como todos, pois não sou e nem pretendo ser melhor que ninguém, sei que isso é mais difícil de ser aceito, contudo é isso que é Deus.

E está ai a Beleza da mensagem Cristã, um Deus Amigo.

A vida é bela e a idéia é bela.